Atuação na AEAP  
  O Professor  
  Praça Modelo  
  SANEP  
  DAER  
  SPH  
  ANTAQ  
  Perfil  
  PSDB  
  Vereador  
  Opinião  
  Notícias  
  Links  
Profissional
Praça Modelo

 

   

Histórico

          A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas - AEAP, no ano de 1995, completava seus 25 anos de existência, mais precisamente no dia 20 de maio.
          A diretoria da AEAP em comemoração a esta data decidiu realizar a campanha "A Arte de Amar Pelotas", que objetivava motivar o cidadão pelotense, entidades e empresas privadas a buscarem por ações próprias a retomada do desenvolvimento ou, pelo menos, resgatar a auto-estima em relação a nossa cidade.
          A campanha buscou atingir três temas: Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Arquitetônico e Planejamento Urbano.
          No tema meio ambiente, foi promovido um concurso de desenhos entre alunos de primeiro grau, com a finalidade de divulgar a importância do tema e aferir como a comunidade escolar percebe a preservação do meio ambiente em sua cidade.
          Deste concurso em alusão aos 25 anos da AEAP foram escolhidas 25 crianças para plantarem mudas de árvores em uma praça de Pelotas.
          A diretoria da AEAP partiu então para a escolha da praça e em reunião ordinária decidiu não só realizar o evento do plantio de árvores, mas realizar o projeto e a execução de uma praça que fosse modelo para Pelotas.
          Buscou-se então a escolha de uma praça que não houvesse sofrido tratamento urbanístico, que fosse de médio porte e que não tivesse denominação.
          Recaindo a escolha na praça localizada entre as ruas: Zola Amaro, Paulo Marcant e Dr. Nunes Vieira, no loteamento Moradas de Nazaré. Possibilitava-se assim a busca de formação de parcerias voltadas a implementação da idéia.
          A parceria principal, que tornou-se o patrocinador único, e sem dúvida o maior incentivador do projeto da Praça modelo foi as Organizações Fonseca Júnior.
          A AEAP de imediato começou a gestionar junto a Câmara Municipal de Pelotas, e através de proposição do então Vereador Roberto Frate Martins a praça passaria a chamar-se "Praça Manuel Marques da Fonsêca Junior".A diretoria da AEAP, através das arquitetas Daniela Simões Lopes, Gislaine Lopes Menezes e Fernanda Monteiro, realizou o projeto paisagístico da praça.
          Em maio de 1995 era então realizado o evento de plantio das árvores, por crianças, e entrega ao poder Executivo Municipal do projeto paisagístico da praça "Manuel Marques da Fonseca Júnior" - Praça Modelo de Pelotas.
          Em setembro de 1995 o Legislativo Municipal aprova a proposição e através de decreto legislativo nº. 123/95, que denomina em definitivo a "Praça Manuel Marques da Fonsêca Junior".

Características principais do projeto

          O projeto buscou ser o mais completo possível, nos espaços internos houve preocupação com o esporte, lazer, recreação infantil, áreas verdes, arborização, ecologia didática e administração.
          A infra-estrutura da praça buscou ser diferenciada, com um sistema de irrigação subterrâneo e computadorizado que automaticamente estabelece os períodos e a quantidade de água a ser projetada sobre os gramados.
          O sistema de iluminação permitiu o uso dos diversos espaços, a qualquer momento, com completa luminosidade.
          O projeto determina a existência de um mini-horto com finalidade didática, com vistas a orientar os estudantes de primeiro grau quanto a valorização do meio ambiente e os cuidados que se deve ter com as plantas.
          A possibilidade fácil de preservação e conservação da praça através de uma organização operativa definida com horário de funcionamento e segurança. Preservada com o auxílio de elementos físicos para o seu fechamento.

1 2 3 | próxima >>

ENDEREÇO POSTAL:
Trav. Francisco Leonardo Truda, 40, Sala 92
Porto Alegre/RS - CEP 90.010-050

TELEFONE:
(51) 8131-7414

 

Gilberto Cunha © 2011 Desenvolvimento e hospedagem por @ms public