Atuação na AEAP  
  O Professor  
  Praça Modelo  
  SANEP  
  DAER  
  SPH  
  ANTAQ  
  Perfil  
  PSDB  
  Vereador  
  Opinião  
  Notícias  
  Links  
Informações
Notícias
   

Carro elétrico com motor nas rodas é melhor do que se pensava

Motor elétrico nas rodas
         Incorporar os motores nas rodas dos carros elétricos pode ter seus desafios, mas os resultados valem mais a pena do que se imaginava a princípio.
          Esta foi a conclusão de um consórcio de engenheiros financiado pela União Europeia para avaliar a viabilidade técnica e econômica da adoção dessa forma de motorização em veículos de linha.
          Além de liberar muito espaço na carroceria e consumir menos energia das baterias, os motores nas rodas - também conhecidos como motores de cubo de roda ou in-wheel - aumentam a segurança e a dirigibilidade dos carros e podem simplificar muito as linhas de montagem dos carros.
          Com a divulgação dos primeiros resultados, várias indústrias automotivas já estão discutindo como licenciar e adotar as técnicas desenvolvidas pela equipe do projeto Eunice, sigla em inglês para "Eco-projeto e Validação do Conceito de Motorização nas Rodas para Veículos Elétricos".

Motor elétrico de fluxo axial
          "No final de testes, descobrimos que o desempenho do motor elétrico de fluxo axial (o motor integrado na roda) foi ainda melhor do que o previsto," afirmou Alberto Peña, da Fundação Tecnalia da Espanha e coordenador do projeto. "A potência alcançada foi de 50 a 60% maior do que inicialmente previsto."
          O grande interesse da indústria automobilística nos motores axiais se explica sobretudo porque esse tipo de motorização libera todo o compartimento hoje utilizado para o conjunto motor-câmbio, dando maior liberdade de design e diminuindo o peso do veículo, o que pode viabilizar vários conceitos de mobilidade urbana, sobretudo veículos de pequeno porte.
          Como é mais fácil refrigerar os motores nas rodas, o projeto mudou de vez todo o sistema para refrigeração a ar, eliminando também os radiadores e seus sistemas de encanamento, simplificando ainda mais o veículo.
          "Este foi um projeto de P&D fundamental, para provar que o protótipo é viável. Será necessário agora fazer uma série de ajustes para tornar o conceito comercialmente viável. Esperamos ter uma solução comercializável dentro de três anos," disse Peña.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br - 06/09/2016

 

<< Mais notícias >>

ENDEREÇO POSTAL:
Trav. Francisco Leonardo Truda, 40, Sala 92
Porto Alegre/RS - CEP 90.010-050

TELEFONE:
(51) 8131-7414

 

Gilberto Cunha © 2011 Webdesign e hospedagem por AMS Public