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DAER

 

   

O DAER conta a sua história
E, com ela, um pouco da história do Rio Grande do Sul

          Muito trabalho, dedicação, empenho e até sacrifícios, timbraram o trabalho das numerosas equipes que aceitaram o desafio, já em 1938, de desbravar esse Rio Grande em todos os sentidos. Desde as turmas precursoras da Topografia, abrindo picadas a qualquer tempo, até a última camada de asfalto na grande rodovia, os homens do DAER, de todas as hierarquias, souberam cumprir o seu dever -não raro indo muito além dele. Engenheiros, especialistas, capatazes, feitores, operários, todos escreveram esta história.
           Criado a 11 de agosto de 1937, o DAER, todavia, já tinha todo um histórico que o levou à realidade. Em verdade, desde 1933 que a idéia vinha sendo defendida dentro da Sociedade de Engenharia do R.G.S.
           Naquele ano, o engenheiro Clóvis Pestana publicava no boletim da entidade um artigo preconizando a criação de um órgão rodoviário no Estado.
           O assunto já era obrigatório nos meios de Engenharia, tal era a pobreza em nosso Estado em termos de rodovias. A Sociedade de Engenharia resolveu, ela própria, elaborar um documento, alinhando os motivos pelos quais o Governo deveria criar um departamento autônomo de estradas de rodagem. E completou esse memorial, encaminhando com ele um projeto de criação do que veio a ser, um ano depois, o DAER.
           Antes disso, porém, outras contribuições valiosas, como a de Clóvis Pestana, vieram se somar à primeira manifestação. No ano de 1934, os engenheiros José Pedro de Escobar e José Baptista Pereira também se ocuparam do assunto em boletins da Sociedade de Engenharia. E o assunto já deixava os gabinetes técnicos e entrava no domínio público. Assim, a necessidade do DAER já era um reclamo de todo o Estado.
           E foi um engenheiro, também, Alexandre Martins da Rosa, então deputado estadual, quem apresentou projeto no legislativo autorizando o Estado a criar o DAER. Esse projeto foi aprovado por unanimidade, gerando, assim, a lei de n° 199, aprovada a 3 de agosto de 1937. Oito dias depois — 11 de agosto, o Governo sanciona a Lei nº. 750, criando, efetivamente, o DAER. A batalha pelo progresso estava vencida.
           À época em que o DAER foi criado, os formados em Engenharia Civil, todos, eram absorvidos pela Secretaria Estadual de Obras Públicas, pela Prefeitura de Porto Alegre e pela, então, Viação Férrea do Rio Grande do Sul. A demanda desses profissionais era bem maior que a oferta no mercado de trabalho. Todos já tinham, de antemão, empregos garantidos num dos três órgãos da administração pública.
           O DAER, ao se estruturar, sob a direção-geral do engenheiro José Baptista Pereira, seu primeiro mentor, além dos problemas de montagem de 10 Residências em todo o Estado, enfrentava a falta da indispensável presença de engenheiros para se tornar uma realidade na tarefa de refazer o Rio Grande viário, ou, até mesmo, de começar a fazê-lo efetiva e tecnicamente.

          Para saber mais sobre a entidade visite www.daer.rs.gov.br

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