Portos
O Porto de Porto Alegre é o maior porto fluvial do País, em extensão. Mantém oito quilômetros de cais acostável, dividido entre os cais Mauá, Navegantes e Marcílio Dias. Sua estrutura envolve 25 armazéns com 70 mil m², numa área total de 450 mil m².
Desde o primeiro semestre de 2005, a área de operação do porto público está concentrada no cais Navegantes, que mantém 220 metros de linha férrea – o que permite a operação de dois navios simultaneamente -, além da estrutura exigida para movimentação de navios de longo curso. O zoneamento do porto da Capital gaúcha dispõe áreas distintas para terminais de contêineres, de grãos, de fertilizantes, de cargas geral, de frangos e cargas especiais. Nos últimos cinco anos, o porto de Porto Alegre juntamente com os terminais privados movimentou cerca de quatro milhões de toneladas/ano, em produtos como: bobinas de papel, fertilizantes, sal, grãos vegetais, transformadores elétricos, frango e celulose.
O Porto de Pelotas, administrado pela Superintendência de Portos e Hidrovias, exerce importante papel no processo de desenvolvimento econômico da metade sul na geração de trabalho e renda e na diminuição dos custos logísticos para as empresas exportadoras e importadoras da região.
As operações de cargas e descargas são efetuadas com rapidez e segurança, garantidas pela constante qualificação do trabalho, da modernização dos seus equipamentos, da conservação e adequação dos armazéns e da segurança realizada por profissionais especializados.
O porto recuperou a sua condição de porto alfandegado, pela Receita Federal e considerando sua proximidade com o porto de Rio Grande, é também um porto alimentador. Tem boa disponibilidade de armazenagem em áreas fechadas ou abertas.
O porto oferece os serviços de suprimento de água e energia elétrica e mão-de-obra cadastrada no Orgão Gestor de Mão–de-Obra
O Porto de Cachoeira do Sul, localizado à margem esquerda do Rio Jacuí, apresenta estrutura de cais composta por uma plataforma de 70 metros de comprimento por 30 metros de largura, um armazém com capacidade de nove mil toneladas e calado de 8,2 pé.
A situação geográfica do porto de Cachoeira do Sul oferece condições para o desenvolvimento de um entroncamento rodo-ferro-hidroviário na região, unindo o centro do Estado aos portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. |