| |
Gilberto orgulha-se e sente-se engrandecido de fazer parte integrante da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas - AEAP. Foi nela que aprendeu a importância da integração entre as pessoas e, o mais relevante, possibilitou-lhe a clara consciência do compromisso que uma entidade de classe tem com a comunidade a qual esta inserida. Por certo a AEAP hoje transmite à sociedade uma segurança, isenta, em todos os assuntos que digam respeito a sua área técnica de abrangência.
Três gestões marcaram a participação do Engenheiro Gilberto Cunha, como Presidente da AEAP, são elas: gestão 1993/95, gestão 1995/97 e gestão 1999/2000. Destacam-se alguns projetos e ações, acontecidos nestas gestões, que foram relevantes para Pelotas e para a sua população:
PLANO COMUNITÁRIO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
O Plano Comunitário de Assistência Técnica objetiva atingir àquela camada da população que está conseguindo construir sua moradia popular, mas o faz sem assistência técnica de um profissional e sem regularizar junto a órgãos oficiais.
O acompanhamento técnico, a um custo mais acessível, possibilita ao proprietário uma obra mais segura, econômica e legalizada, fugindo assim do temor das altas multas por parte dos órgãos de fiscalização.
Aos profissionais de Engenharia e Arquitetura, principalmente os recém formados, abre-se um espaço que os ajudará para o desenvolvimento de sua atuação no exercício de sua profissão.
COMISSÕES TÉCNICAS DA AEAP
O funcionamento das comissões acontece por solicitação dos profissionais ou para atender solicitação do Ministério Público, sempre em caráter público.
Comissão Técnica de Perícias
- Avaliação da segurança dos prédios vizinhos ao prédio 299-A, da Rua Sete de Setembro, quando ocorreu o colapso do prédio onde estava localizado o Restaurante Shangay.
- Medição de níveis de poluição sonora no entorno de bares e boates de nossa cidade.
- Parecer sobre as condições de segurança da estrutura da Passarela da RFFSA, ligação primordial entre o bairro Simões Lopes e o Centro da cidade.
Comissão Técnica de Urbanismo
- Parecer sobre a concorrência pública que tratava da construção do Terminal do Pavão.
- Parecer sobre as causas dos problemas de alagamentos na região do Parque do Trabalhador e da Avenida Saldanha Marinho.
- Parecer contrário a retirada do chafariz da Praça Cipriano Barcellos (Praça do Pavão).
- Parecer contrário à implantação da "Rua 24 Horas" dentro do Parque Júlio de Castilhos. Mas mostrou-se parceira para elaboração de um concurso para projeto de revitalização e animação do entorno da Praça Coronel Pedro Osório e Mercado Público Municipal.
- Solicita providências quanto a necessidade de uma urgente reavaliação do Plano Diretor de Pelotas.
Gilberto Cunha e Pedro Prietto - Primeiro Presidente da AEAP