MARCAS DE SUA GESTÃO
- Início da construção da rede coletora e estação de tratamento de esgoto do Laranjal
- Implantação do Projeto SAS (Sanep Ações Sociais)
- Transposição de água do Arroio Pelotas para a Barragem Santa Bárbara
|
À frente do SANEP - Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas - desde que o Prefeito Bernardo de Souza assumiu Prefeitura Municipal de Pelotas em 2005 até 2006, quando se exonerou para concorrer a deputação estadual, Gilberto Cunha foi um Presidente atuante que não mediu esforços para manter o padrão de eficiência dessa tradicional entidade que é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta e destinação do lixo, coleta e tratamento de esgotos sanitários e pela drenagem urbana em Pelotas. O quadro funcional do SANEP possuia na época 788 funcionários que atuavam nos diversos departamentos, divisões e setores da Autarquia.
Sua gestão foi marcada não só pela eficiência técnica, mas por ações de cunho social. Criou o Projeto SAS – SANEP Ações Sociais. As medidas iniciais deste projeto eram: Retirada do aumento bi-mensal que era imposta às tarifas de água; 90% de desconto nos serviços prestados pelo SANEP para população que mora em residência menor que 79 metros quadrados; e parcelamento da dívida do contribuinte de 100 a 200 vezes, dependendo da condição de vida da família.
Em maio de 2005, o diretor-presidente do Sanep, Gilberto Cunha, foi eleito e empossado como novo presidente da ASSEMAE/RS - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, entidade civil, sem fins lucrativos, que reúne quase 2 mil municípios brasileiros administrando de forma direta e pública, os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, resíduos sólidos e controle de vetores.
O Sanep não parou de crescer e uma prova disso foram os diversos projetos, podendo-se destacar, o início da construção de uma nova unidade de tratamento de esgoto, que tratará o esgoto dos Balneários situados à beira da Lagoa dos Patos.
Também estava em estudo a necessidade e viabilidade de construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, ou a ampliação de uma já existente.
Consciente de seu importante papel dentro da comunidade, o SANEP é uma autarquia que investiu em seus funcionários, desenvolvendo diversos cursos de qualificação e treinamento. Além disso, procurou sempre apoiar e participar de eventos que sirvam de vetores para a educação e propagação de atitudes saudáveis de convivência e respeito ao meio ambiente.
Para saber mais sobre a entidade visite www.pelotas.rs.gov.br/sanep/. |