A Política Nacional de Mobilidade Urbana foi instituída pela lei 12.587, em 2012. A intenção era complementar as ações de desenvolvimento urbano prevista na Constituição e fomentar a integração entre os diferentes modais de transporte e a melhoria da acessibilidade das pessoas e cargas.
O que se vê hoje é que pouco aconteceu em termos práticos em relação ao transporte público. Com um contraponto muito questionável, o Governo Federal tem incentivado ao máximo a venda de carros, com a isenção do IPI (quase que permanente). Por outro lado, um dos pontos básicos da lei de mobilidade urbana era justamente a permissão para que que estados, municípios e a União aplicassem tributos a alguns serviços de transporte urbano com o objetivo de desestimular o seu uso e incentivar, por meio de financiamento com estes recursos, a utilização do transporte público coletivo ou não motorizado.
Comente Leia os comentários (0)
O ano de 2012, mais precisamente março, começará diferenciado, repleto de novas ações e funções. Terei além das atividades normais de Engenheiro da ANTAQ, o começo de meu MESTRADO na UFRGS, em Engenharia de Produção - Área Transportes e Logística, assim como, o retorno da licença e a atuação como PROFESSOR da UCPEL, na disciplina Sistemas de Transportes. Vamos lá, força e dedicação.
Comente Leia os comentários (1)
Parece que os BRASILEIROS já estão se acostumando as tragédias de verão, decorrentes dos deslizamentos nas encostas, em função de grandes intensidades de chuva. É fatalidade ou descaso dos órgãos públicos responsáveis. Uma coisa é certa, soluções de engenharia não faltam para resolver estes problemas.
Comente Leia os comentários (0)
Hoje não é uma opinião é uma comunicação. Aos amigos comunico que estou muito feliz, acabei de saber que fui aprovado para cursar o MESTRADO na UFRGS - Engenharia de Produção - ÁREA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA. Agora é muita festa, depois muito estudo.
Comente Leia os comentários (2)
Ho-ho-ho, Chegou o NATAL. Muitas vezes nos dedicamos a reverenciar o gordinho de roupa vermelha e botas pretas e muito nos preocuparmos com as festas e os presentes. Sim o NATAL é um dia festivo, mas desejo que o nosso olhar possa estar voltado para uma festa ainda maior, a festa do NASCIMENTO de CRISTO dentro do nosso coração. Que neste NATAL você e sua família sintam mais forte o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Comente Leia os comentários (2)
Hoje (23/11/2011) se efetiva em Porto Alegre um empreendimento que tenho orgulho de ter participado, planejando e viabilizando, através de minha atuação como Superintendente dos Portos RS e Engenheiro da ANTAQ, estou falando da "REVITALIZAÇÃO DO CAIS MAUÁ". Certamente no futuro os gaúchos também irão se orgulhar deste novo centro de referência para o RS.
Comente Leia os comentários (1)
Estive no almoço que marcou o começo das viagens pelo Brasil do Senador Aécio Neves já projetando a campanha de 2014. Minha opinião será um grande PRESIDENTE. Leia a matéria abaixo e comente.
Exatos 30 dias depois de se declarar à disposição do PSDB para disputar a sucessão presidencial de 2014 “contra Lula ou contra Dilma”, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) começa a se movimentar como pré-candidato Brasil afora, nesta sexta-feira.
Vai abrir seu giro pelos estados com uma visita ao Rio Grande do Sul e já planeja, para dezembro, uma agenda nordestina, tradicional reduto dos petistas. A programação gaúcha traduzirá bem o modelo de visitas que o pré-candidato tucano quer adotar, mesclando reuniões políticas com palestras nas cinco regiões do País.
“Minha ideia é, sem pressa, ir começando a falar um pouco do que pretendemos e pensamos para o Brasil”, diz ele. Em outubro, Aécio disse com exclusividade ao Grupo Estado que está pronto para enfrentar Lula ou Dilma Rousseff em 2014, caso essa seja a vontade do partido.
Comente Leia os comentários (1)
É tempo de Feira do Livro (Pelotas, POA e talvez outras cidades), este evento estimula o hábito cultural da leitura. Não vamos apenas ler as notícias, é preciso vivenciá-las. Vá, leve sua família e seus filhos. Em Pelotas a patrona é Zênia de Leon, merecidíssimo. Quando estava Vereador esta magnífica pessoa me ajudou a elaborar o Projeto que se tornou a Lei nº 4.977/03, instituindo o Roteiro das Charqueadas como referência cultural e que marca para as gerações atuais e futuras o principal cenário do ciclo econômico do charque neste município.
Comente Leia os comentários (1)
O aumento do número de vereadores ocorrido em Pelotas e outras cidades, não necessariamente significa aumentar os gastos com a Câmara de Vereadores, pois o percentual estipulado em Lei para as despesas do Poder Legislativo independe do número de vereadores, mas sim do tamanho da população. Bem administrado é possível até baixar, isto depente de uma boa gestão. Cabe a população acompanhar os gastos do Legislativo.
Comente Leia os comentários (7)
|